Intercâmbio para a Austrália

Hello Springers tudo bom com vocês ?

Vocês sabiam que a Spring School faz intercâmbios todos os anos?

Se já sabia, quer dizer que já está seguindo nossas redes sociais e está por dentro, mas se não sabia já corre lá pra curtir nossa pagina no insta, @springschool_insta e ficar por dentro de tudo que estamos fazendo.
Este ano (2023) fizemos nosso primeiro intercâmbio pós pandemia, finalmente os portões abriram e pudemos voltar com nossas atividades internacionais.

Todos os anos fazemos 3 intercâmbios, Austrália no primeiro trimestre do ano, Orlando em Outubro e Tailândia em Dezembro e agora também estamos fazendo mais um intercâmbio surpresa no meio do ano.

Hoje vim contar pra vocês como foi a experiência do nosso intercâmbio para a Austrália.

Pra quem não sabe fazemos um intercâmbio de experiência onde os alunos têm a experiência de estudar, e passear com a assistência de um de nossos professores.
Antes de começar a contar como foi nossa experiência vou contar como funciona esse intercâmbio de experiência.

Ficamos em torno de 3 semanas em solo Australiano, nesse período os alunos vão para uma escola de inglês 5 vezes na semana e estudam uma média de 4 horas por dia, na escola, eles têm a oportunidade de ter contatos com inúmeras culturas pois os alunos são de diversos países, os alunos têm a oportunidades de fazer amizades e, o mais legal de tudo, ter que se comunicar cem por cento em inglês.

Nós alugamos também, uma casa e todos os alunos que vão conosco ficam lá juntamente com o professor designado. Na casa, eles têm a oportunidade de sentir na pele como é dividir moradia com pessoas que eles não conheciam antes (essa é a realidade dos alunos que vão fazer intercâmbio).

Na casa eles têm que conviver, cozinhar e trabalhar em equipe para comer e manter a casa limpa. Essa experiência faz com que os alunos cresçam e valorizem muitas vezes detalhes simples que normalmente não se dão conta no dia-a-dia. Eles têm que resolver problemas e discordâncias de opiniões e se resolverem entre si para manter o bem estar do grupo.

Os alunos também desenvolvem um senso maior de responsabilidade quanto a horário para levantar para ir para a escola, senso de direção e a habilidade de utilizar os meios de transportes públicos e a capacidade de socialização em grupo.

A Spring School dá assistência desde a aplicação de visto ainda em solo Japonês, Brasileiro ou em qualquer local do mundo até a volta para o país de origem. Como já mencionado os alunos também contam com a assistência de um professor 24 horas com os alunos durante a viagem, e em caso de extensão de curso ou aplicação de novos vistos em solo australiano também contamos com a assistência da responsável pelo nosso escritório na Austrália.
Bom basicamente funciona assim guys, agora vou contar como foi a nossa experiência.

Fomos em 9 pessoas, 8 alunos e eu. Saímos de Anjo (cidade situada na província de Aichi no Japão) no dia 19 de abril de 2023 rumo a Iwata ( cidade situada na província de Shizuoka no Japão) para buscarmos uma aluna, e de lá seguimos caminho até Tokyo.

Chegamos no aeroporto por volta das 5 da manhã e nosso voo sairia as 10 ou pelo menos era o que era pra ter acontecido. Enfim nosso voo foi cancelado e trocado para as 17:00 , então como você pode imaginar tivemos a oportunidade e o tempo de conhecer o aeroporto de Narita de ponta a ponta, todas as lojas e restaurantes.

Eu não posso esquecer que ganhamos um maravilhoso voucher de 1,500 ienes que foi usado em variados restaurantes e cafés pelo aeroporto enquanto aguardávamos para nosso embarque. Nosso avião chegou e embarcamos rumo a Malásia onde faríamos uma parada de 2 horas e seguiríamos rumo a tão aguardada Sydney. Porém como nem tudo são flores , como nosso voo foi cancelado e chegamos em outro horário na Malásia nosso voo para Sydney também tinha sido alterado devido ao fato de termos perdido o voo.

A empresa nos forneceu um hotel para passarmos algumas horas enquanto aguardávamos nosso voo que sairia pela manhã. Surpresa a nossa quando chegamos no Hotel, era um hotel muito bom superando o que as companhias aéreas oferecem geralmente.

Todos de banho tomados saímos em busca de comida as 2 horas da madrugada no aeroporto, comemos e voltamos para o hotel para desfrutar das 2 horas de sono que nos restavam até termos que acordar, tomar um café da manhã reforçado e irmos para a fila de embarque.

Embarcamos e fomos rumo a Sydney, chegando no aeroporto de Sydney 2 amigos e ex alunos nos aguardavam lá. (algumas semanas antes de embarcarmos eu havia entrado em contato com eles e pedindo uma assistência, e eles de prontidão se ofereceram para ajudar) eles também trouxeram chips de celular e cartões de transporte já carregados para todos os alunos, nos levaram até a casa onde nos hospedamos pelos próximos dias e ainda pediram pizza, os alunos comeram e foram se arrumar nos quartos.

Chegamos em uma sexta feira a noite e logo pela manhã de sábados já saímos pra bater perna, fomos a um zoológico no sábado e depois para o centro da cidade para fazermos compras. No domingo fomos para o porto de Sydney onde pegamos uma balsa para Manly onde encontramos mais ex -alunos que atualmente moram na Austrália. Passamos pela orla de Manly e tivemos até uma guia turística (uma ex aluna) que muito prestativamente se ofereceu para nos mostrar um pouco de Manly.

Na segunda-feira fomos para a escola logo pela manhã, e quando digo pela manhã eu realmente digo pela manhã (eu acordava os alunos às 5:30 todos os dias).

Chegando na escola fiz o cadastro deles enquanto eles faziam as provas de nivelamento para aí decidir os horários das aulas e as turmas. Horários decididos e as turmas também, partimos novamente para o supermercado para comprarmos tudo o que precisamos para o café da manhã e também muito mais muito chocolate.

Nos próximos dias nossa rotina foi de acordar bem cedo, pegar o transporte público, ir até a escola, muito estudo e após as aulas muita caminhada pelas ruas e restaurantes do centro de Sydney conhecido localmente por CBD ( Central Business District ). Normalmente tomamos café da manhã na casa, almoçamos no centro e jantamos em casa novamente.

Durante a semana após as aulas fomos algumas vezes à praia que de ônibus da escola era em torno de 30 minutos. Visitamos museus um aquário , 2 zoológicos e andamos muito pelo centro, várias atrações como o observatório de Sydney (Sydney Eye) atravessamos a Harbor Bridge a pé com alguns alunos destemidos e caminhamos pelo porto Darling onde existem vários restaurantes e uma vida noturna muito balada. Inclusive em um desses restaurantes foi onde comemos um hambúrguer de crocodilo muito bom.

Os 21 dias passaram muito rápido. Alguns alunos estavam com saudades de casa, afinal estavam dividindo uma casa com mais 8 pessoas que não conheciam antes, mas na sua grande maioria os alunos não queriam mais voltar, queriam ficar de vez em Sydney. Algumas alunas inclusive já estão de data marcada pra voltar e ficar de vez.

Saímos de Sydney rumo ao Japão em meio a sentimentos confusos entre saudades dos que ficaram no Japão e a vontade de permanecer em solo Australiano, mas logo mais estaremos de volta.
Acredito que a viagem tenha sido um divisor de águas na vida de muitos senão de todos os alunos que nos acompanharam, com certeza eles cresceram e amadureceram muito nesse curto porém intenso período de 21 dias.

Acredito piamente que essa vai ser uma experiência que todos vão carregar com um carinho e uma lembrança muito boa na memória e que vai fazê-los pensar fora da “casinha”.
Eu costumo dizer que viajar é um dos melhores prazeres que temos na vida, conhecer locais novo, novas culturas, pessoas com costumes e crenças muitas vezes diferentes das que nos foram ensinadas.

Entender que concordar é diferente de respeitar e isso é a base de tudo e que muitas vezes percebemos que sabemos tão pouco e que ainda se há muito para descobrir e aprender.
O mundo é tão grande e há tanto ainda pra ser explorado e descoberto, e no final os perrengues simplesmente viram histórias que vamos rir e lembrar com carinho.
Espero que esse relato tenha de alguma forma inspirado você aí que também sonha em viajar e fazer o seu tão sonhado intercâmbio.

Deixo uma mensagem de incentivo e de apoio aos seus objetivos e sonhos: estude, corra atrás dos seus sonhos e nunca deixe alguém dizer que algo é impossível.
Se você também quer ter uma experiência assim ou quer proporcionar isso para algum familiar entre em contato conosco, será um prazer atendê-los e fazer parte dessa aventura.

Ass: Murilo Saito

Ps: God Bless you and Spring Your Life.